Sombreadores evitam incidências dos raios UV
Cobertura que passa chuva?
Sombreadores evitam incidências dos raios UV. Cobertura que passa chuva? Quem vai querer comprar? Você só pode estar louco. Foi com essas frases ecoando em sua cabeça que Alex de Novais Chaves, diretor da Alfa Coberturas, iniciou seu negócio há mais de quinze anos.
Ninguém acreditava que podia dar certo, não encontrou um sócio. Mas o executivo não desistiu e iniciou a comercialização das “estranhas” coberturas de sombreamento no mercado paulista.
O produto, inicialmente, projetado para estacionamentos e lava a jato, tornou-se “coqueluche” em pontos residenciais e comerciais, principalmente em quadras esportivas, playgrounds e supermercados, por evitar o aquecimento global e proteger contra o câncer de pele.
Incidências dos raios UV
A radical mudança climática elevando a temperatura na casa dos 40°C, em muitas capitais brasileiras, fez com que as coberturas passassem a ser intensamente adquirida por grandes redes de supermercados. Segundo este setor varejista, o faturamento mensal de uma loja aumenta cerca de 1% ao mês com a instalação das telas.
Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em algumas cidades o índice de radiação ultravioleta tem atingido o nível 11 em uma escala de 15.
“As coberturas de sombreamento podem evitar os problemas de saúde causados pela incidência dos raios ultravioletas (UV-A e UV-B), quando instaladas sobre parques infantis, quadras, piscinas e outras áreas de lazer”, ressalta Chaves.
As telas de sombreamento podem reduzir a temperatura, prevenir contra as chuvas ácidas e os raios ultravioletas, bloquear a luminosidade, além de contribuir com a decoração do ambiente, uma vez que podem ser adaptadas e projetadas conforme a arquitetura local.
A tela também é utilizada para a cobertura de telhados, uma vez que possibilita a redução da temperatura em até 10ºC. “O fato da cobertura de sombreamento contribuir para a proteção do meio ambiente, além do baixo investimento, atraem o consumidor”, destaca o executivo.
Sobre o produto, a tela de sombreamento, indicada para o controle da temperatura e proteção contra granizos, é produzida em monofilamentos de polietileno de alta densidade, trama tipo “raschel” apresentada em 200gr/m2, propiciando uma alta resistência mecânica.
A coloração da tela é realizada diretamente no polímero com pigmento de origem orgânica. Com esse procedimento, a cor permanece intacta por mais tempo, além de ser atóxica. O material também permite a circulação do ar, não acumula calor e reduz a temperatura em aproximadamente 10°C, além de não permitir a propagação do fogo.